sábado, 20 de agosto de 2016

Linguagem de programação do Arduino - parte 2

Arduino

Linguagem – parte 2

Vamos continuar entendendo um pouco mais com a parte 2 e final de linguagem de programação do Arduino:

switch...case

O comando switch...case permite comparar uma mesma variável inteira, ou uma expressão que retorne um inteiro, com diversos valores possíveis.
No comando If...else na posição do segundo bloco de instruções de outro comando if....else, cria-se uma cadeia de comandos para testar dezenas de expressões, parando somente quando encontre uma que retorne um resultado verdadeiro e executar o bloco de instruções. Com o comando switch...case a seleção de cadeias If...else é simplificada.


fonte: prórpio autor


fonte: prórpio autor


while

Repetir instruções com frequência até que uma condição verdadeira se torne falsa, é uma operação muito usada pelos programas. São os laços de repetição.


fonte: prórpio autor

fonte: prórpio autor

do...while

Para fazer com que o bloco de instruções execute pelo menos uma vez, antes do teste de validade, ele é deslocado para a entrada de decisões. No do...while o bloco “ instruções” é executado, para somente depois avaliar “expressão A”.


fonte: prórpio autor

fonte: prórpio autor

for

Ser for inserido um contador que registre cada execução do bloco de instruções consegue-se um controle de repetições por meio do comando for. O contador contém uma variável de controle que vem previamente inicializada com um tipo e um valor.
A variável é normalmente inicializada com 0 ou 1, na sua expressão contém os valores mínimos/ máximos que o contador deve alcançar e ser inserido um incremento/ decremento da variável a cada vez que o bloco de instruções executar.
No comando for, depois que uma varável é icicializada, o contador é testado e começam as comparações e se o valor nele acumulado é maior (ou menor), um tempo determinado é executado e o contador é incrementado/ decrementado e seu valor é testado novamente. O ciclo se repete até que o valor desejado seja atingido.


fonte: prórpio autor

fonte: prórpio autor

Operador ternário “?”

Utilizado para simplificar códigos com comandos if ...else o operador ternário “?” avalia a expressão e se esta for verdadeira, uma instrução é executada, se for falsa uma outra expressão é executada.


fonte: prórpio autor

Conhecendo esses comandos principais para programação do Arduino, fica mais fácil entender sua linguagem e possível a integração de diversos elementos.


Bons estudos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário