segunda-feira, 1 de agosto de 2016

Introdução ao Arduino.


Arduino


O que é Arduino?

A maioria de blogs, sites ou livros especializados no assunto, definem o Arduino como uma plataforma open-source (projeto aberto) de eletrônica, baseado em uma interface flexível e de fácil utilização.
Chamamos o Arduino de plataforma de computação embarcada que interage com o ambiente por meio dos milhares de hardware e softwares existentes, por meio das entradas e saídas oferecidas pelo microcontrolador que vem junto ao hardware, e é programado em uma linguagem de programação própria – baseada em Wiring – e um ambiente de desenvolvimento Arduino – baseado em processing.
As vantagens do uso do Arduino em relação as diversas plataformas encontradas no mercado são enormes, entre elas:
·        É um ambiente multiplataforma;
·        Ambiente de fácil utilização;
·        Utiliza comunicação USB para comunicação e alimentação;
·        Possui hardware e software open-source, onde o usuário pode fazer qualquer montagem necessária, sem preocupar-se com direitos aos fabricantes;
·        Hardware de baixo custo;
·        Grande comunidade de usuários para suporte na programação;
·        Ambiente educacional ideal para iniciantes que desejam resultados rápidos (www.arduino.cc ).
Apesar de muitos ainda considerarem o Arduino como uma plataforma para diversão, um “brinquedo” para iniciantes, basta uma rápida busca pelos sites especializados no assunto para vermos diversos projetos de grande porte em níveis industriais, onde está sendo utilizado o Arduino em processos e controle.
ARDUINO não é brinquedo!

A placa do Arduino

A placa do Arduino é um pequeno circuito microcontrolado que cabe na palma da mão, com proporções de um cartão magnético comum. Existem nas placas Arduino um número de conectores que funcionam como entradas e saídas para interfaceamento com diversos periféricos eletrônicos.
No mercado atual existem também diversas placas microcontroladas Arduino com diferentes tamanhos para atenderem os mais diversos projetos.

 fonte: prório autor.

 fonte: prório autor.

fonte: http://blog.filipeflop.com/arduino/o-que-e-arduino.html

O software do Arduino

É no software para programação do Arduino que o usuário cria os Sketches em uma IDE -  Integrated Development Environment ou Ambiente de Desenvolvimento Integrado – utilizando uma linguagem processing e traduzida para a linguagem C, ode é compreendida pelo microcontrolador.
Ciclo de programação
Pode-se dizer que a programação do Arduino segue os seguintes passos:
·        Conectar a placa por uma porta USB do computador;
·        Desenvolver uma Sketch;
·        Compilar o sketch em busca de erros;
·        Carregar a sketch para a placa por meio da porta USB.

Com o programa carregado o Arduino passa a executar o código descrito sem a necessidade do Computador, tornando independente o seu uso, executando sozinho o ciclo dependendo somente de uma fonte externa.

2 comentários:

  1. Muito bom, Arduíno é uma marca ? Existe alguma placa dessas similar ??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anônimo, muito obrigado por visitar a página, na verdade o Arduino surgiu como uma plataforma microcontrolada, e seu nome se tornou sinônimo disso, um daqueles casos onde a marca se torna produto (gilete, danone, bombril etc...). Existem diversos clones, com diversos formatos e preços. Existem também algumas placas que utilizam outros tipos de microcontroladores (PIC), além do ATmel. Continue nos acompanhando, terei futuramente diversas video-aulas sobre o tema.

      Excluir