sábado, 6 de agosto de 2016

Estrutura de linguagem do Arduino


Arduino


Estrutura de linguagem do Arduino

Pode -se dizer que a estrutura básica de linguagem no Arduino é bastante simples, os dois principais blocos de funções setup () e loop (), são responsáveis por carregar outras funções, que devem ser escritas em C/C++.

Os iniciantes devem entender a estrutura da seguinte forma:
Setup, quando o programa inicia a primeira função a ser executada é o setup (), é importante ressaltar que se trata de uma função de preparação e que ela é executada somente uma vez.
Funções, como procedimentos em rotinas ou sub-rotinas devem ser escritos em pequenos blocos de programas para formar o programa principal. Programadores com conhecimentos intermediários também podem fazer uso de funções importando-as prontas, em forma de bibliotecas.
Declaração da função, para obter êxito nas linhas de código, toda função antes de ser chamada deve ser declarada atribuindo-lhe um tipo e um nome, seguido de parênteses onde deve ser colocado parâmetros de passagem da função. Os procedimentos executados pela função devem ser definidos entre chaves {/}.
Loop, essa função que deve ser executada na sequência é responsável pelas ações executadas de maneira repetitivas ou não, durante a execução ela fica “varrendo” para leitura dos pinos de entrada e comandando conforme o algoritmo, os pinos de saída.
O algoritmo é o programa propriamente dito, onde deve ser descrito o que o computador deve fazer, segundo uma lógica, ou seja, uma sequência de comandos descritos em linguagem de texto.

Principais símbolos

Os principais símbolos que os programadores usam para descrever suas funções são:
{/} -  Entre as chaves são descritas os principais procedimentos que as funções devem executar, esses procedimentos são conhecidos como statements;
; - o ponto e vírgula é de enorme importância, em diversos procedimentos ele é usado para fechamento, finalizar;
// -  comentários curtos, de uma linha, qualquer comentário descrito após as barras duplas serão ignorados;

/*......*/ - pode-se escreve um texto de qualquer tamanho entre os caracteres que serão ignorados na execução do programa.


fonte: prórpio autor

Nenhum comentário:

Postar um comentário