Arduino
Estrutura de linguagem do Arduino
Pode -se dizer que a estrutura básica de linguagem no
Arduino é bastante simples, os dois principais blocos de funções setup () e
loop (), são responsáveis por carregar outras funções, que devem ser escritas
em C/C++.
Os iniciantes devem entender a estrutura da seguinte forma:
Setup, quando o
programa inicia a primeira função a ser executada é o setup (), é importante
ressaltar que se trata de uma função de preparação e que ela é executada
somente uma vez.
Funções, como procedimentos
em rotinas ou sub-rotinas devem ser escritos em pequenos blocos de programas
para formar o programa principal. Programadores com conhecimentos intermediários
também podem fazer uso de funções importando-as prontas, em forma de
bibliotecas.
Declaração da função,
para obter êxito nas linhas de código, toda função antes de ser chamada
deve ser declarada atribuindo-lhe um tipo e um nome, seguido de parênteses onde
deve ser colocado parâmetros de passagem da função. Os procedimentos executados
pela função devem ser definidos entre chaves {/}.
Loop, essa função
que deve ser executada na sequência é responsável pelas ações executadas de
maneira repetitivas ou não, durante a execução ela fica “varrendo” para leitura
dos pinos de entrada e comandando conforme o algoritmo, os pinos de saída.
O algoritmo é o programa propriamente dito, onde deve ser
descrito o que o computador deve fazer, segundo uma lógica, ou seja, uma sequência
de comandos descritos em linguagem de texto.
Principais símbolos
Os principais símbolos que os programadores usam para
descrever suas funções são:
{/} - Entre as chaves
são descritas os principais procedimentos que as funções devem executar, esses procedimentos
são conhecidos como statements;
; - o ponto e vírgula é de enorme importância, em diversos
procedimentos ele é usado para fechamento, finalizar;
// - comentários
curtos, de uma linha, qualquer comentário descrito após as barras duplas serão
ignorados;
/*......*/ - pode-se escreve um texto de qualquer tamanho
entre os caracteres que serão ignorados na execução do programa.
fonte: prórpio autor
Nenhum comentário:
Postar um comentário