Arduino
Fluxogramas
Uma maneira bastante usada para representar ações aplicadas
à algoritmos usando formas geométricas diferentes e distintas. Essa é a função
dos fluxogramas quando se trata de programação. Existe uma ordem para que tudo
funcione de maneira correta e organizada, com uma ordem lógica, uma tarefa só
vai ter sucesso em sua ação se seguir alguns passos que vamos aprender agora.
Símbolos
Em uma representação por fluxograma devem ser usados símbolos
geométricos para representar as ações da tarefa determinada. Podemos destacar
os mais usados:
Fluxo de dados: indica o sentido do fluxo de dados. Conecta os
demais símbolos.
fonte: próprio autor
Terminal: indica o início e fim de um processamento.
fonte: próprio autor
Processamento: processamento em geral, indica por exemplo o
cálculo de dois números.
fonte: próprio autor
Entrada e saída: indica a operação de entrada e saída de
dados.
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Desvio (conector): permite o desvio para um ponto qualquer
do programa.
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Entrada manual: indica a entrada de dados via teclado. Por exemplo:
“digite a nota P1”.
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Exibir saída: mostra informações ou resultados.
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Decisão: permite elaborar processos de decisão.
fonte: próprio autor
Conector de página: permite informar de qual página vem o
fluxograma.
fonte: próprio autor
Algoritmos
Definimos algoritmos como um conjunto de sequencias finitas
de instruções claras e bem definidas.
Em programação, assim como em tudo quanto é ação à ser
executado, deve ser seguido um raciocínio lógico e se necessário sequencias
definidas.
Vou exemplificar com um algoritmo para trocar um pneu:
fonte: próprio autor
Um exemplo de um algoritmo onde pode-se ler dois números aleatórios,
calcular a média e exibir o resultado:
fonte: próprio autor
É de extrema importância entender a função do fluxograma para obter sucesso na descrição do código, para que obtenha sucesso durante a compilação.
Em breve estarei postando material sobre introdução à linguagem C/C++ para que seja possível entender melhor a programação em plataforma Arduino.
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