terça-feira, 9 de agosto de 2016

Fluxogramas


Arduino

Fluxogramas

Uma maneira bastante usada para representar ações aplicadas à algoritmos usando formas geométricas diferentes e distintas. Essa é a função dos fluxogramas quando se trata de programação. Existe uma ordem para que tudo funcione de maneira correta e organizada, com uma ordem lógica, uma tarefa só vai ter sucesso em sua ação se seguir alguns passos que vamos aprender agora.

Símbolos

Em uma representação por fluxograma devem ser usados símbolos geométricos para representar as ações da tarefa determinada. Podemos destacar os mais usados:

Fluxo de dados: indica o sentido do fluxo de dados. Conecta os demais símbolos.

fonte: próprio autor

Terminal: indica o início e fim de um processamento.


                                                                  fonte: próprio autor 

Processamento: processamento em geral, indica por exemplo o cálculo de dois números.
fonte: próprio autor

Entrada e saída: indica a operação de entrada e saída de dados.
fonte: próprio autor

Desvio (conector): permite o desvio para um ponto qualquer do programa.
fonte: próprio autor

Entrada manual: indica a entrada de dados via teclado. Por exemplo: “digite a nota P1”.
fonte: próprio autor

Exibir saída: mostra informações ou resultados.
fonte: próprio autor

Decisão: permite elaborar processos de decisão.
fonte: próprio autor

Conector de página: permite informar de qual página vem o fluxograma.
fonte: próprio autor

Algoritmos

Definimos algoritmos como um conjunto de sequencias finitas de instruções claras e bem definidas.
Em programação, assim como em tudo quanto é ação à ser executado, deve ser seguido um raciocínio lógico e se necessário sequencias definidas.
Vou exemplificar com um algoritmo para trocar um pneu:










fonte: próprio autor

Um exemplo de um algoritmo onde pode-se ler dois números aleatórios, calcular a média e exibir o resultado:


fonte: próprio autor

É de extrema importância entender a função do fluxograma para obter sucesso na descrição do código, para que obtenha sucesso durante a compilação.

Em breve estarei postando material sobre introdução à linguagem C/C++ para que seja possível entender melhor a programação em plataforma Arduino. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário