Arduino
Conhecendo o Arduino Uno
Para entender a programação feita em
plataforma embarcada do
Arduino, primeiramente devemos conhecer suas partes.
Os pinos digitais (Digitais (PWM~), estão numerados de 0 a
13 e são usados para transmissão de diversos controles digitais. Durante a
programação do código fonte as funções em C aplicadas a essas I/Os geralmente
são: pinMode (), digitalRead (), digitalWrite (), analogWrite (),
attachInterrupt (), pulseIn().
Todos os 14 pinos denominados como DIGITAL podem fazer uso
como entrada ou saída em níveis lógicos digitais (VERDADEIRO/ FALSO, 1/0 ou HIGH/LOW)
se forem configurados e descritos no código fonte como pinMode ().
Os pinos 0 e 1 são concetados a USART do microcontrolador do
Arduino para estabelecer uma comunicação serial com o computador (TX/RX). Os
pinos 2 e 3 são pinos que chamam uma interrupção por meio da função
attachInterrupt (). Os pinos 3, 5, 6 e 9 ao 11 podem ser usados para gerar
funções analógicas utilizando a funções analogWrite () quando a técnica de
modulação por largura de pulso (PWM) é empregada aos mesmos.
O pino AREF localizado junto a essa barra é a entrada de
tensão de referência para um conversor A/D de 10 bits localizado no
microcontrolador do Arduino, além de nessa mesma barra contar também com mais
um GND.
Às I/Os analógicas (AnalogIn) estão numeradas como A0 a A5 e
normalmente são usadas para leituras de sinais de sensores, resistores variáveis,
(…). A função em C aplicada a elas é: analogRead (). Esses pinos aceitam
tensões de “zero” a 5v CC.
Os pinos de alimentação estão denominados em uma região com
a descrição POWER, utilizados para alimentar circuitos externos do Arduino e
reset, na outra extremidade, o pino denominado Vin serve para alimentação do
Arduino quando a necessidade de uma alimentação externa, podendo ser alimentado
com tensão entre 9 a 15v. É interessante notar que estão disponibilizados nessa
barra tensões de 5 e 3.3v além do GND. Na tensão de 3.3v a corrente máxima é de
50mA.
Porta USB, encarregada pela comunicação serial entre a placa
e o computador, onde as funções em C que são empregadas a elas são: begin (),
end (), available (), read (), print (), printIn(). Se o projeto disponibiliza
de recursos de comunicação e controle a placa Arduino de alguma forma, é por
meio dessa porta que isso acontece.
fonte: www.botnroll.com
Na verdade, a linguagem de programação usada pela plataforma Arduino é o C++, como pode se verificar na biblioteca servo, onde cria-se classes, além de outras bibliotecas, no mais, belo artigo!
ResponderExcluirMuito obrigado pelo complemento Matheus, comentários complementares são sempre bem.vindos. Forte abraço!
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