sexta-feira, 19 de agosto de 2016

IoT + Industria 4.0

IoT + Industria 4.0

Internet das coisas



fonte: http://www.smartronic.com.br/2016/03/microsoft-e-hcl-technologies-lancam-incubadora-de-internet-das-coisas/ 

Em um documentário no Youtube, uma mulher de jeito bastante simples, que lembrava muito as mães dos meus amigos na minha infância, relata que não sabe como funciona “essas coisa da internet”, com uma inocência pura e uma sinceridade singular mal sabia que de sua boca saia uma termo que popularizou e trouxe junto a próxima evolução em integração.
A IoT (Internet of Things, em Inglês), traz um conceito tecnológico onde todos os objetos estariam ligados entre si por meio da rede mundial de computadores.
Esse conceito traz, segundo Mark Weiser, um dos mais importantes estudiosos das Ciências da Computação, que com a internet das coisas a informática torna-se obrigatória e presente no cotidiano das pessoas.
Com velocidades, cada vez maiores e fluxo de dados cada vez mais intensos, eletro domésticos, carros, mesas, aparelhos, entre outros estão em constante comunicação entre si e com as pessoas.

Indústria 4.0



fonte: http://blogbrasil.comstor.com/industria-4-0-a-proxima-revolucao-industrial

Já que estamos em um dos mais altos níveis de evolução da tecnologia presenciada pelo homem, vamos tentar imaginar o quanto da Internet das coisas pode caminhar de mãos dadas junto com a nova evolução na indústria.
Cada vez mais frequente, a inserção da tecnologia digital na indústria demostra ser uma tendência em diversas áreas, até porque a área que optar por resistir, vai encontrar dificuldades na acirrada competição do mercado atual.
Dentro da manufatura, a integração das tecnologias nas etapas de desenvolvimentos na produção e logística caminha a passos largos, até mesmo entre fábricas de diferentes regiões, mas com a mesma cadeia de suprimentos, conectando máquinas, produtos e clientes. A monitoração de um processo permite que a empresa aumente a eficiência produtiva, identifique rapidamente qualquer problema e otimize os processos.
A ideia pode ser assustadora, mas redes que usam o fluxo de dados da rede mundial para transporte de informações dentro da Indústria é uma realidade.
No Brasil a implantação da Indústria 4.0 ainda tem como um dos maiores entraves o alto custo de implantação, mas vê-se que está ocorrendo em pequenas etapas. Empresas de grande porte, 32 % delas, não reconhecem uma entre as 9 tecnologias mais importantes para a competitividade, segundo uma pesquisa realizada pela CNI em Abril de 2016, entre as pequenas e médias empresas o desconhecimento dessas tecnologias ainda é mais impressionante  com percentual de 57%.
E quais seriam as tecnologias principais da indústria 4.0 consideradas determinantes para o crescimento e a produtividade? As tecnologias são:


fonte: http://www.dcomercio.com.br/categoria/tecnologia/internet_das_coisas_o_mundo_conectado

1.  Robôs automatizados: além das funções atuais, futuramente, serão capazes de interagir com outras máquinas e com os humanos, tornando-se mais flexíveis e cooperativos.
2.       Manufatura aditiva: produção de peças, por meio de impressoras 3D, que moldam o produto por meio de adição de matéria-prima, sem o uso de moldes físicos.
3.      Simulação: permite operadores testarem e otimizarem processos e produtos ainda na fase de concepção, diminuindo os custos e o tempo de criação.
4.      Integração horizontal e vertical de sistemas: sistemas de TI que integram uma cadeia de valor automatizada, por meio da digitalização de dados.
5.      Internet das coisas industrial: conectar máquinas, por meio de sensores e dispositivos, a uma rede de computadores, possibilitando a centralização e a automação do controle e da produção.
6.      Big Data e Analytics: identifica falhas nos processos da empresa, ajuda a otimizar a qualidade da produção, economiza energia e torna mais eficiente a utilização de recursos na produção.
7.      Nuvem: banco de dados criado pelo usuário, capaz de ser acessado de qualquer lugar do mundo, por meio de uma infinidade de dispositivos conectados à internet.
8.      Segurança cibernética: meios de comunicação cada vez mais confiáveis e sofisticados.
9.      Realidade aumentada (“Augmented Reality”): sistemas baseados nesta tecnologia executam uma variedade de serviços, como selecionar peças em um armazém e enviar instruções de reparação por meio de dispositivos móveis.


fonte: http://www.virtutecnologica.com.br/paginas_governanca/varoris_datadvantage.html

Caminho sem volta

Parece que esse é um caminho sem volta e investimentos na área a partir de todos esses conceitos são inevitáveis, o que o futuro reserva desse “casamento” entre a IoT e a Indútria 4.0, ainda não é possível prever, mas aquela senhora citada no inicio desse texto, mesmo sem entender e sem conhecer está sendo “empurrada” para uma realidade onde mesmo com o avanço tecnológico pode ainda não entender nada sobre “essas coisa da internet”, mas em sua volta já está de alguma maneira instaurada a Internet das coisas.

Referências:

Um comentário:

  1. Excelente artigo!

    Segue também uma sugestão de link com diversos artigos sobre Indústria 4.0 para complementar suas referências:

    https://www.automacaoindustrial.info/industria-4-0/


    Espero ter ajudado.

    ResponderExcluir