Utilizando o NodeMCU
fonte: próprio autor
Programando o NodeMCU
Depois de apresentado o NodeMCU, é hora de começarmos a utilizar suas características a nosso favor.
Nesse post, vamos realizar algumas programações básicas para começarmos a trabalhar um pouco mais esse módulo.
Como o modulo permite, vamos programa-lo utilizando a IDE do Arduino.
Como o modulo permite, vamos programa-lo utilizando a IDE do Arduino.
Projeto 1: acionamento de um LED piscando
Para essa atividade vamos precisar de:
1 módulo NodeMCU
1 LED de qualquer cor
1 resistor 150 ohms
1 resistor 150 ohms
protoboard (matriz de contatos)
cabos jumpers
Esquema de ligação
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O código fonte
Antes de escrever o código, é necessário algumas alterações na configuração da IDE do Arduino para que possa ser utilizada na programação do módulo.
1º Passo:
Digite em URLs adicionais de Gerenciadores de Placas:
http://arduino.esp8266.com/package_esp8266com_index.json
Dê OK!
Clicar em :
- Ferramentas;
- Placas;
- Gerenciadores de Placas.
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Uma janela vai abrir, selecionar ao final da barra de rolagem: esp8266 by ESP8266 Community e instalar.
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3º Passo
Selecionar a placa que deve ser utilizada no projeto: NodeMCU 1.0( ESP12E Module)
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Pronto! Agora é só carregar o código fonte como de costume usando a IDE do Arduino, copie e cole o código na montagem para piscar o LED conforme o tempo programado.
/** Código 1 **/
// Elaborado por Tony Emerson Marim em 18/12/2016.
/** mecatronizando@gmail.com **/
/** Pisca LED**/
void setup() {
// Define o pino 16 como saida
pinMode(16, OUTPUT);
}
void loop() {
digitalWrite(16, HIGH); // Acende o Led
delay(1000); // Aguarda 1 segundo
digitalWrite(16, LOW); // Apaga o Led
delay(1000); // Aguarda 1 segundo
}
Projeto 2: acionando LED com botão.
Seguindo o mesmo esquema de ligação, implementar agora um botão tipo push button que permite ao LED permanecer aceso enquanto estiver pressionado.
Realizando o esquema abaixo é possível realizar o projeto.
1 módulo NodeMCU
1 LED de qualquer cor
1 resistor 150 ohms
1 resistor 1k
1 botão tipo push button
1 resistor 150 ohms
1 resistor 1k
1 botão tipo push button
protoboard (matriz de contatos)
cabos jumpers
/** Código 2 **/
// Elaborado por Tony Emerson Marim em 18/12/2016.
/** mecatronizando@gmail.com **/
/** Liga LED**/
//Constantes
int led = 16;
int botao = 15;
//Varável de estado do botão
int estadobotao = 0;
void setup() {
// Define o pino 16 como saida
pinMode(16, OUTPUT);
//Define o pino 15 como entrada
pinMode(15, INPUT);
}
void loop() {
//Atribuindo resultado para o estado do botão
estadobotao = digitalRead(botao);
//Lógica de funcionament0
if (estadobotao == HIGH)// Botão recebe 1
{
digitalWrite(16,HIGH);//Acende led
}
else//Senão
{
digitalWrite(16, LOW); // Apaga o Led
}
}
Projeto 3: acionar LED com botões ON/OFF
E para finalizar, o esquema de uma montagem com dois botões onde pode ser observado o funcionamento de um LED sendo ligado por uma entrada e desligado por outra.
Nos materiais necessários para a execução deve ser adicionado mais um botão, mais um resistor no valor de 1k e fios jumpers.
1 módulo NodeMCU
1 LED de qualquer cor
1 resistor 150 ohms
2 resistor 1k
2 botões tipo push button
1 resistor 150 ohms
2 resistor 1k
2 botões tipo push button
protoboard (matriz de contatos)
/** Código 3 **/
// Elaborado por Tony Emerson Marim em 18/12/2016.
/** mecatronizando@gmail.com **/
/** Liga LED**/
//Constantes
int led = 16;
int botaoLig = 15;
int botaoDes = 13;
//Varável de estado dos botões
int estadobotaoLig = 0;
int estadobotaoDes = 0;
void setup() {
// Define o pino 16 como saida
pinMode(16, OUTPUT);
//Define os pinos como entrada
pinMode(15, INPUT);
pinMode(13, INPUT);
}
void loop() {
//Atribuindo resultado para o estado do botão
estadobotaoLig = digitalRead(botaoLig);
estadobotaoDes = digitalRead(botaoDes);
//Lógica de funcionament0
if (estadobotaoLig == HIGH)// Botão recebe 1
{
digitalWrite(16,HIGH);//Acende led
}
if (estadobotaoDes == HIGH)// Botão recebe 1
{
digitalWrite(16, LOW); // Apaga o Led
}
}
No vídeo é possível ver o comportamento dos códigos em funcionamento com acionamentos com LEDs, nos próximos post, vamos elaborar um pouco mais a programação e explorar as possíbilidades dessa plaquinha com chaveamentos de tensões e inseri-la na rede Wi-Fi.
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Caso seja necessário todos os projetos podem ser baixados por esse LINK!
Bons Estudos!
como faz para trabalhar no modo acess point ligar leds
ResponderExcluirOlá João, obrigado pelo contato.Estarei disponibilizando um material sobre em breve, continue com a gente!
ExcluirOk valeu eu aguardo
ResponderExcluirLink correto para instalar as Bibliotecas do ESP é:
ResponderExcluirhttp://arduino.esp8266.com/stable/package_esp8266com_index.json