segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

Utilizando o NodeMCU

Utilizando o NodeMCU



fonte: próprio autor

Programando o NodeMCU


Depois de apresentado o NodeMCU, é hora de começarmos a utilizar suas características a nosso favor.
Nesse post, vamos realizar algumas programações básicas para começarmos a trabalhar um pouco mais esse módulo.
Como o modulo permite, vamos programa-lo utilizando a IDE do Arduino.

Projeto 1: acionamento de um LED piscando

Para essa atividade vamos precisar de:

1 módulo NodeMCU
1 LED de qualquer cor
1 resistor 150 ohms
protoboard (matriz de contatos)
cabos jumpers

Esquema de ligação


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O código fonte

Antes de escrever o código, é necessário algumas alterações na configuração da IDE do Arduino para que possa ser utilizada na programação do módulo.

1º Passo:
  • Entre na IDE;
  • Arquivo;
  • Preferências.




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Digite em URLs adicionais de Gerenciadores de Placas:
http://arduino.esp8266.com/package_esp8266com_index.json

OK!

2º Passo:

Clicar em :


  • Ferramentas;
  • Placas;
  • Gerenciadores de Placas.

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Uma janela vai abrir, selecionar ao final da barra de rolagem: esp8266 by ESP8266 Community e instalar.



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3º Passo

Selecionar a placa que deve ser utilizada no projeto: NodeMCU 1.0( ESP12E Module)


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Pronto! Agora é só carregar o código fonte como de costume usando a IDE do Arduino, copie e cole o código na montagem para piscar o LED conforme o tempo programado.

 /** Código 1 **/
// Elaborado por Tony Emerson Marim em 18/12/2016.
/** mecatronizando@gmail.com **/
/** Pisca LED**/

void setup() {
  // Define o pino 16 como saida
  pinMode(16, OUTPUT);
}
 
void loop() {
  digitalWrite(16, HIGH);   // Acende o Led
  delay(1000);              // Aguarda 1 segundo
  digitalWrite(16, LOW);    // Apaga o Led
  delay(1000);              // Aguarda 1 segundo
}


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Projeto 2: acionando LED com botão.


Seguindo o mesmo esquema de ligação, implementar agora um botão tipo push button que permite ao LED permanecer aceso enquanto estiver pressionado.
Realizando o esquema abaixo é possível realizar o projeto.

1 módulo NodeMCU
1 LED de qualquer cor
1 resistor 150 ohms
1 resistor 1k
1 botão tipo push button
protoboard (matriz de contatos)
cabos jumpers



fonte: próprio autor

O código fonte

 /** Código 2 **/
// Elaborado por Tony Emerson Marim em 18/12/2016.
/** mecatronizando@gmail.com **/
/** Liga LED**/
//Constantes
int led = 16;
int botao = 15;

//Varável de estado do botão
int estadobotao = 0;

void setup() {
  // Define o pino 16 como saida
  pinMode(16, OUTPUT);
  //Define o pino 15 como entrada
  pinMode(15, INPUT);
}
 
void loop() {

  //Atribuindo resultado para o estado do botão
  estadobotao = digitalRead(botao);

  //Lógica de funcionament0
  if (estadobotao == HIGH)// Botão recebe 1
  {
    digitalWrite(16,HIGH);//Acende led
    }
    else//Senão
    {
  digitalWrite(16, LOW);    // Apaga o Led
 }
}

Projeto 3: acionar LED com botões ON/OFF


E para finalizar, o esquema de uma montagem com dois botões onde pode ser observado o funcionamento de um LED sendo ligado por uma entrada e desligado por outra.

Nos materiais necessários para a execução deve ser adicionado mais um botão, mais um resistor no valor de 1k e fios jumpers.
1 módulo NodeMCU
1 LED de qualquer cor
1 resistor 150 ohms
2 resistor 1k
2 botões tipo push button
protoboard (matriz de contatos)
cabos jumpers



fonte: próprio autor

O código fonte

 /** Código 3 **/
// Elaborado por Tony Emerson Marim em 18/12/2016.
/** mecatronizando@gmail.com **/
/** Liga LED**/
//Constantes
int led = 16;
int botaoLig = 15;
int botaoDes = 13;

//Varável de estado dos botões
int estadobotaoLig = 0;
int estadobotaoDes = 0;

void setup() {
  // Define o pino 16 como saida
  pinMode(16, OUTPUT);
  //Define os pinos como entrada
  pinMode(15, INPUT);
  pinMode(13, INPUT);
}
 
void loop() {

  //Atribuindo resultado para o estado do botão
  estadobotaoLig = digitalRead(botaoLig);
  estadobotaoDes = digitalRead(botaoDes);
  
  //Lógica de funcionament0
  if (estadobotaoLig == HIGH)// Botão recebe 1
  {
    digitalWrite(16,HIGH);//Acende led
    }
    if (estadobotaoDes == HIGH)// Botão recebe 1
    {
  digitalWrite(16, LOW);    // Apaga o Led
 }
}

No vídeo é possível ver o comportamento dos códigos em funcionamento com acionamentos com LEDs, nos próximos post, vamos elaborar um pouco mais a programação e explorar as possíbilidades dessa plaquinha com chaveamentos de tensões e inseri-la na rede Wi-Fi.




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Caso seja necessário todos os projetos podem ser baixados por esse LINK!

Bons Estudos!

4 comentários:

  1. como faz para trabalhar no modo acess point ligar leds

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    Respostas
    1. Olá João, obrigado pelo contato.Estarei disponibilizando um material sobre em breve, continue com a gente!

      Excluir
  2. Link correto para instalar as Bibliotecas do ESP é:
    http://arduino.esp8266.com/stable/package_esp8266com_index.json

    ResponderExcluir